Direito do Consumidor

A transição do consumo analógico para o digital é um caminho sem volta e com ela os sujeitos da relação de consumo (consumidor e empresário) são desafiados a lidar com novas experiências e expectativas, o que gera, por consequência, diferentes conflitos e a necessidade de novos mecanismos para sua adequada solução.

 

A exigência de padrões mercadológicos mais rigorosos, o maior nível de conscientização dos consumidores e o seu real empoderamento nas plataformas de compartilhamento de experiências e redes sociais impõem novos compromissos éticos aos agentes econômicos, sob pena de se tornarem irrelevantes no mercado no curto prazo.

 

O modelo tradicional do varejo presencial, a prestação de serviços descompromissada com o cliente, a publicidade avulsa e não estratégica, ausência de padrões de qualidade e atendimento, a aversão às novas ferramentas para a solução de conflitos online são expressões de um perfil empresarial fadado ao desaparecimento.

 

A “cronocorrência” (disputa pelo protagonismo da inovação tecnológica), o boicote (resultado do maior empoderamento do consumidor ao exercer sua liberdade de escolha como ferramenta de crítica social, política ou econômica por condutas inadequadas ou práticas abusivas), ou mesmo o recente  “cancelamento” (boicote radical acompanhado por crítica ou exclusão nas redes sociais com grande potencial de dano à imagem institucional do fornecedor) são alguns dos novos fenômenos do mercado de consumo que, conquanto agravem a conflituosidade da relação entre consumidores e empresários, permitirão a estes, desde que comprometidos com um novo padrão de consumo responsável, criar uma nova identidade com o seu público consumidor, gerando uma relação perene de fidelidade.

 

O escritório tem uma equipe de profissionais que se encontra na vanguarda do estudo, na prevenção e solução de conflitos individuais e coletivos de consumo, bem como na implementação de modelos de atuação estratégica na via judicial e extrajudicial, garantindo a defesa do consumidor em todos os segmentos do mercado, tais como: construção civil, transporte aéreo, serviços bancários, securitários, fintechs, planos de saúde, comércio eletrônico, economia de compartilhamento, dados pessoais e privacidade virtual, contratos de consumo em geral, plataformas digitais, dentre outros.

 

Na defesa do fornecedor, nossa intervenção consiste na atuação administrativa, regulatória e contenciosa em demandas individuais, coletivas ou de massa, assim como temos grande experiência no assessoramento contratual e na implementação de sistemas de compliance consumerista, com vistas à prevenção de conflitos, através de códigos de conduta, palestras, cursos, orientação para tratamento de dados pessoais e publicidade, assim como somos referência na orientação e atuação nas novas plataformas de mediação online, internas ou externas, como o consumidor.gov, reclameaqui.com.br e congêneres, o que gera resultados não apenas no aspecto financeiro, mas sobretudo no âmbito da preservação da relação com o cliente, algo fundamental num mercado de consumo tão competitivo.